Imagem
Foto/Imagem Divulgação/FIFA/AFP)

Pitacos da Bola, com Eduardo Luiz

Irã é a 3ª Seleção garantida na Copa...

Olá amigos internautas que prestigiam o aplicativo Alberto César. À medida que as rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo avançam, os países vão conseguindo resultados importantes para ficarem mais perto do sonho de voltar a disputar um mundial e enfim sacramentar a classificação. Neste mês de junho, há um ano para a principal competição de futebol do planeta, mais uma seleção carimbou a classificação para a Copa da Rússia. Sem dificuldades ou surpresas, o Irã é o primeiro time asiático a confirmar presença no mundial e se junta aos já classificados Rússia, anfitriã, e Brasil, líder das eliminatórias na América do Sul.

A classificação iraniana foi confirmada na vitória por 2 a 0 sobre o Uzbequistão, no estádio de Azadi em Teerã. Os heróis da vaga foram os atacantes Azmoun e Taremi, autores dos gols que selaram a quinta participação do Irã em Copas do Mundo.  A equipe agora não pode ser mais ultrapassada pelos concorrentes diretos Coreia do Sul e Uzbequistão, que vão brigar pela segunda vaga direta do grupo nas próximas rodadas.

Em Copas do Mundo, o Irã tem participação bastante modesta. Até hoje, foram 12 partidas, com somente uma vitória, sobre os Estados Unidos, no famoso jogo da paz, disputado no Mundial de 1998 na França, quando os países eram protagonistas de brigas políticas. No mais, foram três empates e oito derrotas, nunca tendo passado da primeira fase. As participações iranianas foram em 1978 na Argentina, 1998 na França, 2006 na Alemanha e 2014 no Brasil, sendo que pela primeira vez na história, o Irã vai jogar duas Copas do Mundo seguidas.

Na campanha de 2014 no Brasil, o Irã empatou sem gols com a Nigéria na estreia, jogando em Curitiba, em partida que foi considerada a pior da Copa do Mundo, depois fez duelo defensivo interessante contra a Argentina em Belo Horizonte, quando perdeu por 1 a 0, com gol de Messi aos 45 minutos do segundo tempo e na despedida foi derrotado pela Bósnia por 3 a 1, em Salvador. Para 2018, o Irã chega ao Mundial até o momento com campanha sólida nas eliminatórias asiáticas, tendo conquistado 20 pontos, através de seis vitórias e dois empates na fase final da competição.

Falando em Copa do Mundo, mas agora com destaque para os juniores, no último final de semana, a Inglaterra conquistou de forma inédita o Mundial Sub-20, disputado na Coreia do Sul. Na decisão, os ingleses derrotaram o surpreendente time da Venezuela por 1 a 0 para entrar para o hall dos campeões. Uma campanha muito consistente, que deixou para trás em fases anteriores potências do futebol mundial como Argentina e Itália.

O Brasil, depois da vergonhosa participação no Sul-Americano Sub-20 não conseguiu a classificação para o Mundial. Terá que melhorar muito na base para tentar daqui a dois anos se igualar com a Argentina, maior campeã da modalidade. Quanto ao time principal, Tite continua testando peças para montar uma equipe competitiva para dar esperanças ao torcedor brasileiro de voltar a ganhar uma Copa do Mundo, depois de 16 anos.

Nos amistosos de junho, a primeira derrota de Tite no comando do Brasil, 1 a 0 para a Argentina, com boa atuação, sobretudo no segundo tempo e uma goleada por 4 a 0 sobre a Austrália, campeã da Copa da Ásia e que por este motivo a partir deste final de semana disputa a Copa das Confederações, competição que a Seleção Brasileira também está de fora! Um abraço e até a semana que vem, com mais Pitacos da Bola.

 

Imagem

Compartilhar esta notícia

Notícias Relacionadas

0 comentário(s)

Faça o seu login ou cadastre-se para comentar!